USANDO UMA BÚSSOLA
Através de uma bússola você pode localizar o norte, o sul, leste, oeste, sudeste, nordeste, noroeste, sudoeste. O norte será o seu ponto de referência. Sabendo que uma determinada constelação está voltada para o sul, basei-se no norte para ver onde fica o sul.
POSICIONANDO O CORPO
Veja onde nasce o sol da Terra. Coloque seu braço direito na direção da nascente do sol que é chamado leste. Seu braço esquerdo indicará o oeste. A frente de seu corpo será o norte. A parte de traz do seu corpo será o sul.
UMA OUTRA MANEIRA
se você já localizou alguma constelação e quer localizar outras, se posicione com seus braços no norte, sul, leste, oeste e através de conhecimento da localizaçaõ da constelação desejada você poderá localizar o que você procura.
A constelação que procura está à oeste?, ao sul?. Então olhe para a costelaçaõ que consegue ver e localize os pontos cardiais, norte, sul, oeste, leste, entre eles está sudeste, noroeste, nordeste ,sudoeste. Assim você localiza a direção da outra constelação que pretende ver. Outras informações o ajudarão, como por exemplo saber a quantidade de estrelas que formam uma determinada constelação, qual o desenho que formam, se triangular, de um animal, etc..Em qual estação do ano a tal constelação é visível, se inverno, outono, verão ou primavera. Também tem o fator hora, há um determinado horário quando aparece para visualizar.
Algumas constelações são visíveis à olho nú, embora as vezes não dê para ver todas as estrelas que a compõem .É necessário do recurso de um binóculo ou luneta. O telescópio é para ver estrelas que não conseguimos ver a olho nú.
Temos também que levar em conta , a nossa própria localização que dificultará, ou melhorará a visão das estrelas.
É isso. Quem tiver uma visão ampla de um céu sem prédios ou montanhas, pode ter a chance de ver uma das constelações do espaço. Boa sorte