NO DIA 24 DE OUTUBRO DE 1978, A DPA AUSTRALIANA INFORMAVA A TODAS AS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS QUE UM AVIÃO ESPORTE, DO TIPO CESSA, HAVIA DESAPARECIDO MISTERIOSAMENTE.
CONFORME O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES AUSTRALIANO, O PILOTO FREDERICK VALENTICH, DE 20 ANOS DIRIGIA -SE COM SEU CESNA 182 DE MELBOURNE PARA KING ISLAND, A 120 Km DE DISTÂNCIA QUANDO, NA ALTURA DE CAPE OTWAY, A UMA ALTITUDE DE 1.400m COMUNICOU À TORRE DE MELBOURNE QUE ESTAVA SENDO SEGUIDO POR UM GIGANTESCO AVIÃO, EQUIPADO COM 4 FORTES LUZES. QUANDO LHE PEDIRAM PARA IDENTIFICA-LO, ELE RESPONDEU " NÃO É UM AVIÃO...É....". HOUVE UMA PAUSA SÚBITA E, APÓS DOIS MINUTOS, ELE CONTINUOU:
" MELBOURNE, ELE SE APROXIMA VINDO DO LESTE...PARECE BRINCAR COMIGO, TEM UMA FORMA COMPRIDA..., AGORA VEM DO OUTRO LADO; PARECE FICAR PARADO NO AR, SE EU ME VIRO, ELE SE VIRA..." DEPOIS DISSE QUE SEU MOTOR COMEÇARA A FALHAR, O RÁDIO DA TORRE CAPTOU ALGUNS RUÍDOS METÁLICOS E, DEPOIS,NADA MAIS."
APESAR DAS INCENSANTES BUSCAS, NÃO FORAM ENCONTRADOS OS RESTOS DO AVIÃO E SEU PILOTO. NÃO SE SABE SE CAIU NO MAR OU FOI LEVADO PELO OBJETO DESCONHECIDO, PARA OUTRA DIMENSAÕ.
EXISTEM OUTROS CASOS SEMELHANTES, DOS QUAIS POUCOS FORAM PUBLICADOS NA IMPRENSA E QUE PERMANECEM INSOLÚVEIS.
fonte de pesquisa - revista planeta ano de 1979 - n° 80 - maio